segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Resenha: Orfanato da Srtª Peregrine para crianças peculiares

Esse é um livro que está fazendo muito sucesso entre os jovens inclusive lançaram até o filme tem umas três semanas que por sinal é totalmente diferente do livro.
Eu achei que o livro fosse de terror mais fora um leve engano…O livro é todo recheado de fotos bizarras de crianças, crianças anônimas que não estavam ali por acaso, eles são personagens na história, são crianças que possuem poderes e precisam viver escondidos protegidos da sociedade.

O autor ele ficava encantado com fotos antigas de crianças que parecem ter saído de um filme de terror ele é um colecionador de fotografias antigas que ele comprava em brechós e essas fotos eram anônimas e como ele não sabia a origem delas, quem são ele criou esse livro baseado nelas.
Vamos a sinopse:
Jake Portman é um adolescente de 15 a 16 anos normal esquisitão que possuem uma relação muito forte com o seu avô que lhe contava histórias sobre o lugar onde ele foi criado, um orfanato e lá possuíam crianças com superpoderes e para mostrar que era verdade ele mostrava fotos das crianças...até que o seu avô morre misteriosamente atacado por um bicho e no leito de morte ele faz um pedido ao Jake: que ele vá para Inglaterra até o orfanato que o avô foi criado para avisar as crianças que elas correm perigo.
Qual será o perigo? Ai só vocês lendo para descobrir....
Sobre o autor:
Ransom Riggs cresceu na Flórida, mas agora reside na terra das crianças peculiares, Los Angeles. Ao longo da vida, formou-se no Kenyon College e na Escola de Cinema e TV da Universidade do Sul da Califórnia, além de fazer alguns curtas-metragens premiados. Nas horas vagas é blogueiro e repórter especializado em viagens, e sua série de ensaios de viagem, Strange Geographies, pode ser lida em ransomriggs.com.
Considerações Finais: 
O filme eu ainda não assistir porém críticos já apontam que o filme segue fielmente o livro até o meio, até a parte na qual o Jake chega ao orfanato, daí por diante livro e filme, seguem caminhos completamente distintos.
Inclusive já existem indagações de que: serão os próximos filmes ocorreram as mesmas falhas? Pois já existem a continuação desse livro que eu sinceramente não sei se eu vou adquirir....
Eu achei que traria para vocês um livro de terror com crianças ainda em homenagem ao mês das crianças e também ao halloween, porém ele não passa de um ótimo livro de fantasias e com uma originalidade que são as suas bizarras fotos.
Esse livro segue um estilo sempre contendo um tipo de personagem essencial para nossa vida já que todos foram um dia foram crianças e consequentemente adolescentes ou pessoas diferentes, peculiares que são perseguidas pela sociedade, nada mais são do que metáforas sobre vários povos que já existiram na antiguidade, pode ser os ciganos, as bruxas(os), Judeus, Russos, entre outros, mais ao contrário da história deles esses aqui não morrem na fogueira nem em campos de concentração e nem na guerra ou emboscadas, eles são ágeis, Super bonitos, Super fortes, possuem Super poderes, eles tem tantas qualidades que nos dar vontade de sermos como eles...histórias assim, quando bem contadas são simplesmente um sucesso e esse é o caso dessa obra, outra qualidade que chamou não só a minha atenção é a tese adolescente, pois todo adolescente (quem for exceção, sinta-se à vontade para comentar aqui), se sente ou já se sentiu estranho, incompreendido e até mesmo perseguido em algum momento da vida, aliás até os adultos se sentem assim as vezes...
E é exatamente assim que o Jake se sente, pois ele pertence ao gênero YA (ia ei), gênero que pertence a Young Adult, um nome bonito, rebuscado, chique sabe? Para literatura adolescente.
Young Adult- esse tipo de livros sempre tem um adolescente, isolado, sem amigos, esquisito, que sofre bullying, que não consegue se encaixar na escola... e em algum momento ele descobre um mundo diferente, ele descobre que ele não é esse esquisitão todo, ele não é um ser insignificante medíocre, ele descobre que ele é especial independente do motivo que pode ser vários, pode ser por se descobrir muito inteligente ou porque ele é muito corajoso, ou é um bruxo, ou possuem Super poderes, eles ingressam em sociedades secretas, eles conseguem fazer coisas que no seu cotidiano nunca conseguiriam: Fazem amigos, arranja uma namorada, se destacam, enfim qual adolescente nunca sonhou ou ao menos desejou isso?
Fugir da sua vida cotidiana, viver um universo diferente, ter ao menos uma chance, uma oportunidade, se conhecer, se descobrir...todos passam por isso, eu já passei, por isso os livros são tão importantes, não somente os livros, mais até mesmo o cinema, são importantes, pois nos ajudam a sair da nossa zona de conforto, nos ajudam a encontrar o nosso lugar no mundo, nessa fase tão confusa de nossas vidas, nas quais muitas vezes ainda não sabemos direito o que queremos, quem somos, o que vamos ser, que rumo tomar, uma fase muitas vezes das quais as vezes não conseguimos nos identificar, nos encaixar no meio no qual vivemos, por um motivo ou outro qualquer, ou simplesmente pelo fato de nunca termos feito parte desse mundo.
Alguém ai se identificou?
Essa é uma fase na qual estamos em busca da nossa identidade, da formação do nosso caráter, por tanto quanto mais ficção, livros e series de qualidade, será mais fácil ainda de descobrir quem somos, o que queremos ser na vida, tem coisa mais triste, deprimente do que um adulto que não decidiu ainda o que quer ser ou que desistiu de procurar?
Valeu galera, espero que tenham gostado e até a próxima resenha, não esqueçam de nos seguir para participarem dos sorteios ok?

Lindaiá Campos
#vcnpdeixardeler

Nenhum comentário:

Postar um comentário