quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Conhecendo a Literatura Nigeriana 10 livros

Olá galera como vai, tudo bem?
Vem ganhando cada vez mais prestigio, tanto no continente africano, no cenário mundial como um todo, a Literatura Nigeriana.
Porém não pense que esse reconhecimento foi fácil de se tornar realidade... em meios a uma série de golpes, governos militares e guerra civil, fizeram com que no seu período independente incentivasse uma fuga em massa de boa parte dos artistas e intelectuais nigerianos para longe das fronteiras, pois o mercado editorial não conseguia se desenvolver e a corrupção demasiada dos governantes prejudicava a população, já que a maioria das suas riquezas que o País conseguia eram sempre desviadas além do fato de haver tanta desigualdade social e problemas de infraestrutura que persistem até os dias de hoje.
Porém, mesmo com todas essas dificuldades,felizmente houve um escritor e dramaturgo desse  País que ganhou o Nobel de Literatura no ano de 1986, Wole Soyinka.
Acredito que esse tenha sido talvez o primeiro passo para aumentar a visibilidade e o interesse e porque não, a inspiração dos escritores nigerianos, que antes limitavam-se apenas ao âmbito regional e nacional.
Outros nomes também ganharam prestígio: Uzodinma Iweala, Teju Cole, Chinua Achebe e, em grande destaque Chimamanda Ngozi Adichie, uma das escritoras nigerianas mais conhecidas e traduzidas no mundo.
Agora vamos as 10 indicações:


Autora: Wole Soyinka, editora geração, 2012. 168 páginas
O Leão e a joia é uma peça de teatro escrita, em 1959, por Wole Soyinka, dramaturgo, escritor, ganhador do Nobel de Literatura (1986). A obra trata da disputa entre dois homens pelo amor de Sidi, uma das mais belas mulheres do povoado Ilujinle. Um desses homens se chama Baroka, conhecido também como  "O Leão", que é chefe daquela aldeia. Já o outro homem se chama Lakunkle, um professor arrogante com ideias ocidentais.


Autor(a): Teju Cole, editora Companhia das Letras,2012. 320 páginas

Teju Cole, nome de nascimento (Obayemi Babajide Adetokunbo Onafuwa), é escritor, historiador e também fotógrafo. Apesar de ter nascido no EUA, Teju Cole foi para Nigéria pouco tempo depois, vivendo por lá até seus 17 anos. O Livro "Cidade Aberta" é na verdade um romance autobiografico, vivido por Julius, um solitário psiquiatra nigeriano que perambulando por Nova York, refleti tanto sobre a cidade quanto sobre sua própria vida.





 Autor(a): Chimamanda Ngozi Adichie, editora Companhia das Letras, 2011. 328 páginas

Primeiro livro publicado por Chimamanda Nzgozi Adichie, o livro "Hibisco Roxo", é contada por uma timida adolescente Kambili Achike. 
Seu pai chamado Eugene Achike, é um importante homem de negócios que, se deixando levar pelo seu fanatismo pela religião católica, começa a impor seu ponto de vista diante da própria família. Um livro que mostra como por muitas vezes a intolerância religiosa e até mesmo preconceito, pode prejudicar tanto os elementos culturais, quanto as tradições como um todo.






Autor(a) Helon Habilia, editora Penguin, 328 páginas.

 Vencedor do Caine Prize, o jornalista Helon Habilia é um dos escritores nigerianos mais importantes de sua geração, além de também ser um dos maiores críticos do cenário politico nigeriano. "Oil on Water" é um romance que denuncia a exploração incessante dos recursos minerais. Infelizmente até o momento, nenhuma obra deste escritor fora traduzida para o português. 
Atenção tradutores de plantão!






 Auto(a): Chimamanda Ngozi Adichie, editora Companhia das Letras,2014. 516 páginas
Chimamanda Ngozi Adichie é atualmente uma das escritoras mais conhecidas da Nigéria. Em "Americanah", temos a trajetória de Ifemelu, imigrante nigeriana que vai aos EUA em busca de uma melhor condição nos estudos. Lá a jovem se ver de frente com nada mais nada menos que o racismo, elemento profundamente enraizado na sociedade norte-americana. Trata-se de um livro que fala sobre liberdade e também a busca incessante por identidade.


Autor(a): Uzodinma Iweala, editora Jonhn Murray, 196 páginas.

Uzodinma Iweala é médico e escritor premiado, seu livro conta a história de Agu, menino que, para sobreviver, passa a integrar uma milicia cujo líder é um comandante brutal... Em 2015, o livro foi adaptado para o cinema. Também neste ano a obra foi publicada no Brasil, pela editora Nova Fronteira. Porém, o livro está es-go-ta-do em praticamente todas as grandes livrarias, sendo apenas encontrado em sebos ou livrarias mais conhecidas.


 conhecidas.Autor(a): Chigozie Obioma, editora Globo,2016. 272 páginas

Chigozie Obioma é escritor e professor de literatura na Universidade de Nebraska-Lincoln (UNL). Obioma nasceu em Akure, cidade de quase 400.000 habitantes, localizada no Sudeste nigeriano. Em 2015, ele foi finalista do prestigiado Man Booker Prize, uma das premiações literarias mais importantes no mundo. Seu livro "Os Pescadores" fala sobre 4 irmãos que certo dia, ouvem uma profecia que pode mudar, radicalmente a vida da sua familia.


Autor(a): Sefi Atta, editora Record, 2013. 368 páginas

Sefi Atta é uma premiada escritora nigeriana. Este é um livro que fala sobre a amizade de duas meninas, Taiwo e Sheri Bakare, durante a Guerra Civil da Nigéria (1967-1970), conflito que matou aproximadamente, 1 milhão de pessoas.


Autor(a): Chinua Achebe, editora Companhia das Letras, 2009. 
197 páginas.


Chinua Achebe foi um dos escritores nigerianos mais prestigiados do século XX. Sua obra publicada em diversos idiomas, é considerada como um dos mais importantes romances da literatura nigeriana. Ela mostra como a imposição do colonialismo britânico foi responsável por desestabilizar e , pouco a pouco, destruir grande parte da tradição tribal mantida por gerações na região sudeste da Nigéria.


Autor(a): Nnedi Okorafor, editora geração,2014. 412 páginas

A Nnedi Okorafor é conhecida por trabalhar temas como fantasia e ficção cientifica. Neste livro,uma jovem nômade chamada Onyesonwu, que significa "Quem tem a morte", possui poderes especiais (pode se transformar em qualquer animal) e é a única capaz de salvar a humanidade de uma catástrofe.
Até a próxima espero que tenham gostado!
Lindaiá Campos


Nenhum comentário:

Postar um comentário