sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Sexta-feira 13: Curiosidades e é lógico, livros para você ler num dia como esse

Olá pessoal, tudo bem?

Bom, mais uma sexta feira 13 no pedaço e Jason, entre outros personagens muito conhecidos pelas suas ações de terror se preparam para voltar a ativa. Data muito simbólica para as obras de terror e cercadas de lendas, superstições e para quem não sabe, virou até mesmo motivo de fobia.


Acha que estou brincando? Não, não,não.


Acredite, "Parasquevedequatriafobia" é o nome que se dá a quem possui aversão a esse dia.




Mais, vocês sabem de onde veem essas histórias?

Não? Pois então conheça além dos primórdios de como tudo começou mais também, algumas curiosidades sobre o tema:




Origem Nórdica

Não há confirmações concreta, porém tudo indica que, a lenda se originou na mitologia nórdica. Tipo, você resolve dar uma festinha, mais apenas com amigos íntimos, e aquela pessoa na qual você não convidou, a indesejada, aparece e cria a maior saia justa?
Então, foi exatamente isso que aconteceu: 12 divindades foram a um banquete no grande Valhalla (era como se fosse uma casa dos Deuses).
Bom, o que era para ser divertido, acabou em tragédia porque Loki, um espirito mal e da discórdia apareceu e causou a maior confusão (estilo Malévola, por não ter sido convidada ao batizado de Aurora), causando a morte do deus Balder.

                                                 Fizeram uma festa e não me convidaram?


A partir daí que surgiu a crença de que convidar 13 pessoas para algo dava azar. Que tal prestar mais atenção na sua lista de convidados da próxima vez?



Versão Católica


Existe uma crença de que Jesus foi crucificado em uma sexta e depois de sentar-se a mesa com 13 pessoas, na última ceia.






A Vingança de Freya


Existe uma música da cantora Rebecca Black - grudenta - Friday, talvez ela nem fizesse ideia da origem dessa palavra.
Veio da deusa Freya, da Escandinávia, representava amor e beleza - igual a deusa Vênus na mitologia grega.

O seu nome deu origem ao "dia de Freya", que acabou se tornando, Friday, que é sexta em inglês. A pesar da sua simbologia ser sobre coisas bem bonitas, sabemos que infelizmente, as vezes o amor pode nos levar a um limite não muito positivo, por isso, ela se tornou vingativa e se transformou numa bruxa, na época em que as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo.

Freya bolou um plano maligno e para realiza-lo chamou 11 de suas amigas bruxas, na qual fazia reuniões semanais ente elas.
Agora, adivinha qual o dia da semana dessas reuniões? Sexta-feira...qualquer semelhança é apenas uma mera coincidência.

Achando pouco e ainda não satisfeita, a ex-deusa e princesa das trevas ainda resolve convidar o coisa ruim para fazer parte da festa, já que era necessário treze pessoas.



Mediante tantas histórias, que tal convidarmos o 14º convidado?


Lá na terra do Tio Sam, se você estiver com esse exato número de convidados para uma mesa, pode contratar um profissional para se safar dessas superstições. Como você pode ver, muita gente não gosta de ter 13 convidados, vai que dá algo errado? Melhor prevenir do que remediar.


Dia do prejuízo


Se você ainda não acredita nessa coisa de fobia, sabia que quando essa data chega, nos Estados Unidos são perdidos cerca de 900 milhões de dólares, já que as pessoas não querem fechar nenhum negócio.


Grandes Tragedias aconteceram em uma sexta feira 13


Coincidência? Será? Sendo ou não, muitos acidentes aconteceram nessa data, querem ver um exemplo?
O transatlântico Costa Concórdia que naufragou 13 de Janeiro de 2012;
A nave da missão Apollo 13 explodiu no dia 13 de Abril de 1970;
O acidente com o avião da Força Aérea do Uruguai, que levava uma equipe uruguaia de Rugbi , caiu na cordilheira dos Andes em 13 de Outubro de 1972.





Livros ou porque não ao invés disso, escritores?



No começo da minha pesquisa, iria selecionar alguns livros de terror, porém são tantos que decidir optar por seus escritores: 

1 - Stephen King: é o principal nome vivo do gênero com uma vasta lista de clássicos da literatura de horror e suspense. Com uma imensa fauna de criaturas perigosas que vão de zumbis a vampiros, ou temidos palhaços a carros possuídos, fantasmas e possessões, King é uma excelente pedida de leitura para as Sextas-feiras 13. Sucesso nos livros e nas adaptações do cinema, o mestre continua soberano no horror;

2 - H. P. Lovecraft: Dono de uma biografia com textos sombrios e carregados, o autor é praticamente unanimidade entre os fãs da literatura de horror e influência certa para as novas gerações;

3- Edgar Allan Poe: Outro nome obrigatório em qualquer lista de horror Poe é provavelmente o autor que mais tenha colaborado para a popularização da literatura de horror. Seus textos são clássicos universais que permanecem vívidos e cálidos nas prateleiras;

4 - Joe Hill: O jovem autor é filho de Stephen King e já coopta uma grande quantidade de fãs. Entre suas publicações mais conhecidas está o suspense A Estrada da Noite.

5 - Douglas Eralldo: Blogueiro e autor do romance de suspense e horror Morgan: o único tem um texto forte é uma das novas caras do gênero no mercado brasileiro. Assim como King centra suas histórias no Maine, em seu livro o Douglas também faz o uso da paisagem local do Rio Grande do Sul para ambientar uma invasão de zumbis;

6 - Anne Rice: A rainha dos condenados é outra excelente pedida de leitura para sua Sexta-Feira 13, com seus vampiros clássicos que além de não brilhar no sol, gostam e muito de sangue e sexo;

7 - Dean R. Koontz:  Americano da Pensilvânia é um dos expoentes autores do gênero com uma biografia de ótimos resultados no mercado literário. Ficou conhecido pelo mundo graças ao sucesso editorial da trilogia Frankenstein;

8 - André Vianco: Também não poderia faltar nesta lista, o principal escritor brasileiro no gênero de suspense e horror, que desde o seu primeiro livro com o romance Os Sete, se tornou o autor de maior sucesso de vendas entre os que escrevem suspense e horror no Brasil;

9 - R. L. Stine: Já os que preferem um horror mais leve e descontraído o autor é uma excelente pedida com seus fantasmas e monstros juvenis;

10 - Rochett Tavares: Contista e autor de livros como Criaturas e Abismo e Nefastos, o jovem autor é um dos nomes da literatura do horror hardcore com tramas bastante densas;






Bom, espero que gostem e aproveitem.

Até a próxima!


Lindaiá Campos
#vcnpdeixardeler

Fonte: Google, listas literárias.










Nenhum comentário:

Postar um comentário