quinta-feira, 25 de agosto de 2016

1808: Maravilhoso,perfeito para quem não tem o habito de ler e deseja entender melhor o Brasil



1808

Laurentino Gomes - 2008 / 145 páginas - Planeta do Brasil


Maravilhoso!!!!


Como um rei medroso, uma rainha louca e uma corte falida enganaram o grande Napoleão Bonaparte e chegaram ao Brasil?

Com uma linguagem fácil e aquarelas maravilhosas sobre a época e história em questão esse livro apesar de ser uma nova versão do original 1808, o autor conseguiu com maestria expressar em apenas 144 páginas não só essa trajetória louca da família real ou será estrategista…aqui no Brasil como também diversas outras questões que fazem parte da nossa história:

A escravidão, o Pelourinho, a mudança da capital principal, entre outros.

Ele consegue nos prender do início ao fim e garanto que vocês depois que lerem essa versão adaptada, irão ficar com muita vontade de ler o original.

Confesso que fiquei além de ressaca literária, fiquei também com água na boca, com mais sede de me aprofundar mais nessa nossa história tão linda e sofrida que é a do nosso Brasil.

Esse é um livro ótimo para quem não tem o hábito de ler e pretende começar, para aqueles que precisam estudar sobre o assunto para Escola, Faculdade, enfim acham o tema chato, o livro original muito longo, os livros de histórias resumidinhos demais, está ai a sua grande chance, garanto você não vai se arrepender!
Com as ilustrações de Rita Bromberg (artista consagrada), ele se transforma em um mimo, irresistível, as aquarelas achei muito no estilo de O Pequeno Príncipe, ao contrário da incomoda história que aprendemos na escola sobre a chega da Família Real no Brasil e perigosa fuga que foi encarada pela mesma para o Brasil pelo Atlântico, este livro consegue “contar” a história de uma maneira bastante prazerosa, de fácil entendimento e até mesmo acreditem divertida.
Venha e embarque em nosso cruzeiro da melhor e talvez a única maneira mais divertida possível, que é através da nossa imaginação.
 Apenas cuidado com as ameaças de tempestades, infestações de piolhos e possíveis ataques piratas ok?

Sobre o Autor:
José Laurentino (1956 até hoje), nasceu em Maringá e é um jornalista e escritor brasileiro, trabalhou como repórter e editor para vários órgãos incluindo O Estado de S. Paulo e a revista Veja. A sua ascensão ao mundo dos famosos se deu graças ao Best-Seller 1808, livro que narra a chegada da família real e sua corte portuguesa ao Brasil. Em 2008, esse livro recebeu o prêmio de melhor ensaio da Academia Brasileira de Letras e da 3° edição do Prêmio Jabuti de Literatura na categoria de livro-personagem e de “livro do ano” da categoria de não-ficção.

Considerações finais:
Creio que talvez essa tenha sido justamente a ideia do autor, proporcionar um melhor entendimento dos jovens e até mesmo um despertar para a mesma.
Adquiri esse livro em uma feira de livros que ocorreu aqui em Salvador no shopping Barra que encerrou no dia 02/08/2016, quando o vi achei bem interessante me chamou a tenção a começar pela capa com essa aquarela linda, dentro vocês verão diversas outras aquarelas perfeitas, imaginativas, instigantes mesmo, tudo para chamar a atenção dessa galerinha jovem para nossa cultura, nossa raiz...

Pois infelizmente temos o péssimo habito em nos interessarmos entre diversos tantos títulos e autores brasileiros como Machado de Assis por exemplo, um mago da literatura brasileira e talvez do mundo Pois infelizmente temos o péssimo habito em nos interessarmos entre diversos tantos títulos
 e autores brasileiros como Machado de Assis por exemplo,
Um mago da literatura brasileira e talvez do mundo, mesmo assim. Nossos olhos só se voltam na maioria das vezes para livros gringos.
Precisamos mudar essa realidade, é claro que eu não estou dizendo aqui para pararmos de ler livros gringos é claro que não, mais vamos dá uma “misturada” nos autores que tal?

Desafio:

Um livro gringo e outro brasileiro e assim sucessivamente...

Não seria legal, interessante e principalmente agregador para nossa cultura e até mesmo nas de nossos filhos?

Por mim desafio aceito! e vocês? Topam?


Bom ficamos por aqui e até a próxima resenha do Você Não Pode Deixar de Ler!

Curtam, comentem, compartilhem, indiquem para seus filhos, amigos, mais lembrem-se: não somente no Face, não esquece de deixar a sua opinião lá embaixo não tá? 

#vcnpdeixardeler

Lindaiá Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário