quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

O Parabenizando de hoje vai......

Um dos maiores cronistas do Brasil, nascido em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, a 12 de Janeiro de 1913. Formado em direito, guardou o diploma e decidiu se dedicar inteiramente ao jornalismo, escrevendo comentários políticos, crônicas e reportagens para jornais e revistas de São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro onde morava. 

Trabalhou no Jornalismo da Tv Globo, escreveu crônicas para revistas, foi um dos sócios das Editoras Sábia e Autor, enfim, fora um dos maiores cronistas do nosso País. 

Faleceu no Rio de Janeiro, no dia 19 de Dezembro de 1990. Estamos falando, nada mais, nada menos de Rubem Braga galera.


 E para homenageia-lo, além é claro de trazer mais essa satisfação com os seus escritos, com vocês: 



   
CAFEZINHO

  Leio a reclamação de um repórter irritado que precisava falar com um delegado e lhe disseram que o homem havia ido tomar um cafezinho. Ele esperou longamente, e chegou à conclusão de que o funcionário passou o dia inteiro tomando café. 

        Tinha razão o rapaz de ficar zangado. Mas com um pouco de imaginação e bom humor podemos pensar que uma das delícias do gênio carioca é exatamente esta frase: 

        - Ele foi tomar café.

        A vida é triste e complicada. Diariamente é preciso falar com um número excessivo de pessoas. O remédio é ir tomar um "cafezinho". Para quem espera nervosamente, esse "cafezinho" é qualquer coisa infinita e torturante. Depois de esperar duas ou três horas dá vontade de dizer:

        - Bem cavaleiro, eu me retiro. Naturalmente o Sr. Bonifácio morreu afogado no cafezinho.

        Ah, sim, mergulhemos de corpo e alma no cafezinho. Sim, deixemos em todos os lugares este recado simples e vago:

        - Ele saiu para tomar um café e disse que volta já.

        Quando a Bem-amada vier com seus olhos tristes e perguntar:

        - Ele está? - alguém dará o nosso recado sem endereço. Quando vier o amigo e quando vier o credor, e quando vier o parente, e quando vier a tristeza, e quando a morte vier, o recado será o mesmo:

        - Ele disse que ia tomar um cafezinho...

        Podemos, ainda, deixar o chapéu. Devemos até comprar um chapéu especialmente para deixá-lo. Assim dirão:

        - Ele foi tomar um café. Com certeza volta logo. O chapéu dele está aí...

        Ah! fujamos assim, sem drama, sem tristeza, fujamos assim. A vida é complicada demais. Gastamos muito pensamento, muito sentimento, muita palavra. O melhor é não estar.

        Quando vier a grande hora de nosso destino nós teremos saído há uns cinco minutos para tomar um café. Vamos, vamos tomar um cafezinho.


Rubem Braga (1939).






Artigo: Lindaiá Campos

Fontes: O Pensador, Google



Nenhum comentário:

Postar um comentário