terça-feira, 3 de janeiro de 2017

O Parabenizando de hoje vai: Tolkien um homem que você com certeza você não pode deixar de ler


Um único sonho é mais poderoso do que mil realidades
J.R.R.Tolkein

Que haja uma luz nos lugares mais escuros, quando todas as outras luzes se apagarem."

J.R.R.Tolkein

A guerra deve acontecer, enquanto estivermos defendendo nossas vidas contra um destruidor que poderia devorar tudo; mas não amo a espada brilhante por sua agudeza, nem a flecha por sua rapidez, nem o guerreiro por sua glória. Só amo aquilo que eles defendem.

J.R.R.Tolkein

Não é sensato deixar um dragão fora dos teus cálculos se vives perto dele.

J.R.R.Tolkein

Porque um homem que foge do seu medo pode descobrir que, afinal, apenas enveredou por um atalho para ir ao seu encontro.

J.R.R.Tolkein

O sofrimento é uma pedra de afiar para uma mente forte.
J.R.R.Tolkein

Nem todos que procuram estão perdidos
J.R.R.Tolkein

Nada como procurar quando se quer achar alguma coisa. Quando se procura geralmente se encontra alguma coisa, sem dúvida, mas nem sempre o que estávamos procurando.

J.R.R.Tolkein


O elogio que vem daquele que merece o elogio está acima de todas as recompensas. (Faramir - O Senhor dos Anéis)

J.R.R.Tolkein

A mão queimada ensina melhor. Depois disso o conselho sobre o fogo chega ao coração. (Gandalf - O Senhor dos Anéis)

J.R.R.Tolkein



Gostaram das frases?
Se identificaram?
Mais me responde uma coisa: vocês o conhecem, conhecem a sua obra, a sua história, você foi um dos que enlouqueceram com o Senhor dos Anéis ou ainda prefere o Harry?
Você nunca leu o livro, mais amou o filme?
Você nunca nem ouviu falar nesse cara?

Bom, uma coisa eu posso dizer...se você não o conhece, definitivamente precisa conhecer.



Vamos lá: se você se interessou em saber mais sobre Tolkien, o principal é saber de onde veio toda sua criação e porque ele criou tudo isso?
No dia 03 de Janeiro de 1982 nasceu John Ronald Reuel Tolkien, apesar de ter nascido em Bloemfontein, África do Sul, aos três anos já viera para terra de seus pais a Inglaterra, junto com sua mãe e seu irmão.
De acordo com inúmeros relatos sobre o garoto, ele era bastante curioso e completamente encantado por história.
Mais tarde se aprofundo no que foi o mais importante, linguística.

Foi através desse encantamento todo que surgiu o personagem Arda, mais vamos caminhando um pouco mais.

Apesar de ter perdido ambos muito cedo, morte de sua mãe mudou de uma maneira muito forte e particular a vida de Tolkien no campo religião.
A sua mãe, Mabel era Anglicana, com a morte do seu marido a mesma tornou-se católica, o que ocasionou um corte de ligação com ela, deixando a família numa situação financeira muito, mais muito ruim, afinal, eram outros tempos.

Mabel devido a uma diabete mal tratada, acabou morrendo. Por saber que a mãe morreu devido também a sua fé, Tolkien acabou se tornando um católico fervoroso e isso reflete claramente em sua obra, principalmente no coração dos seus personagens e os seus objetivos do mundo no qual nem ele próprio era o Deus.
Com a perda da mãe ele e o irmão foram criados pela igreja que ela frequentava, essa segunda criação e formação foi muito influente na formação de seu caráter e até mesmo da sua obra. Foi nesse mesmo período também que ele conheceu aquela que seria o amor de sua vida e a mão dos seus filhos, Edith.
A família de Tolkien galera, me arrisco a dizer, que foi talvez a maior fonte de inspiração, juntamente é claro com a sua imensa vontade de dar vidas a tantas línguas que o mesmo ainda criaria.

Um pouco da minha história:
Sou de família humilde, somente eu e minha mãe, mais tarde viria minha irmã hoje com 16 anos, na época que explodiu a febre O senhor dos Anéis, estava no auge também o Harry, vivemos sempre com o orçamento no limite, por tanto minha mãe nunca pode me dar livros de presente, os poucos que lia eram emprestados através de colegas e também vindos de bibliotecas públicas, porém os recém-lançados era praticamente impossível de encontrar em bibliotecas.
Bom do Harry Potter eu só conseguir ler A Pedra Filosofal com 14 anos, e apesar desse cuidado e carinho em pesquisar sobre esse ilustre aniversariante, eu ainda não tive a oportunidade de ler Tolkien.
Na verdade pelo fato de saber que não podia compra-los, me apeguei aos clássicos e o tempo passou, cresci, hoje posso comprar alguns livros, mais acabei nunca resgatando a minha infância.
Quando assistir ao filme Hobbit, me apaixonei pela imaginação e criatividade que esse autor empregou em suas obras, apesar de saber que filmes nunca são iguais aos livros.

Tolkien com certeza estará na minha lista de 2017


Mais se você pensa que acabou a história de Tolkien? Calma, vamos caminhando....


A Queda de Gondolin Histórias para crianças e de Tuor também



Atenção: Se você possui um filho pequeno, leia essas histórias para ele

Imagine se ao sair para passear com a sua mãe quando pequeno, ou até mesmo o seu filho ao sair para passear com você e perde seu brinquedo preferido. O que fazer para acalmar a mente de uma criança que naquele momento não pensa em nada mais além do que conseguir o seu brinquedo de volta?

Você acaba criando uma história incrível de como aquele cachorrinho está lá fora vivendo aventuras incríveis, maravilhosas por ai.

E foi assim que nasceu uma das histórias criadas por J.R.R. para entreter seus filhos. Dentre tantas, esse em particular fora o que mais tarde se tornara o livro Roverandom. Como esse, foram criadas inúmeras histórias. Histórias de natal, histórias fantásticas e deliciosas como Mestre Gil de Ham (as vezes sentimos que um livro é maravilhoso só em olhar a sua sinopse).

Foi numa feita dessas também que surgiu o tão odiado Tom Bombadil, mais isso é uma outra história.
O destino de um cara que gostava tanto de línguas e de não somente contar histórias, mais de contar as suas próprias histórias, não poderia ser outro. Assim no meio da primeira guerra mundial nasceu o rascunho daquilo que viria a ser um mundo incrível, escrito e reescrito durante toda a vida e que talvez nunca nem fora publicada de maneira completa, na duração de uma segunda vida, a do filho de Christopher.

Em uma dessas batalhas entre o soldado de Hitler e o soldado da rainha John Tolkien (sim isso realmente aconteceu), foi escrita a primeira versão de futuros tantos ensaios sobre Ardar, De Tuor e a Queda de Gondolin. Esse ensaio é a parte decisiva para o que mais tarde viria a ser uma obra conhecida por todos como O Silmarilion.
O mais incrível é que mesmo depois de quase 100 anos depois, isso tudo ainda nos encanta como se fosse a primeira vez.

Tolkien era nerd ao extremo. Para ele não bastava estudar novas línguas novas, antigas, ultrapassadas. Ele ainda resolveu criar dezenas delas. E ainda não satisfeito com a magnitude do seu trabalho, queria a qualquer custo entender como essas línguas funcionariam, como iram evoluir através dos séculos, como seria uma língua depois que um povo se separou, como se comportaria tudo isso em um mundo que existisse de verdade?

Ufa! Quantos questionamentos não é mesmo?
Pois bem, para responder ele criou :

“Conheço o desejo em suas mentes de que aquilo que viram venha na verdade a ser, não apenas no pensamento, mas como vocês são e, no entanto, diferente.
Logo eu digo: Eä! Que essas coisas existam! E mandarei para o meio do vazio a chama imperecível; e ela estará no coração do mundo e o Mundo existirá; e aqueles de vocês que quiserem, poderão descer e entrar nele. – E, de repente, os Ainur viram ao longe uma luz, como se fosse uma nuvem com o coração vivo de chamas; e souberam que não era apenas uma visão, mas que Ilúvatar havia criado algo novo: Eä, o Mundo que É”
-Trecho de O Silmarillion

E colocou lá dentro seus povos, sua língua, suas histórias. Personagens que passaram para nós muito mais do que um espelho da história da humanidade. Ali você aprenderá sobre o valor da amizade, a coragem do amor, o medo, de se fazer aquilo que se deve fazer, de dar o melhor de si, o máximo que puder.
Ele ensina todos os anos a crianças com seus 13 anos esses valores, um ótimo professor por sinal, tanto que, apesar de ainda não ter lido o seu livro, fazendo essa pesquisa para trazer aqui para o Blog, nasceu em mim um desejo imenso de conhece-los, de aprender seus ensinamentos ver com seus olhos todos esses valores.

Bom, se você conhece Tolkien apenas por causa do livro O Senhor dos Anéis e agora por causa de O Hobbit, você precisa saber que essas duas histórias são camadas finíssimas de passagem de tempo ridículo do vasto mundo criado por ele.
Por exemplo, O Senhor dos Anéis, entre o início de jornada, encontro dos Hobbits com Aragorn em Bri, e o fim, Destruição do Anel, se passa em apenas um ano...O Hobbit também não se alonga mais do que um ano.
O Silmallirion não se engane, é apenas um resumo, apesar de passar por cima de três eras inteiras.
A história do Turambar é a segunda maior canção ou história criada por Tolkien. Porém no Silmallirion a história é completa.
Os Filhos de Húrin foi sua última história publicada no Brasil.
Os inéditos e tão sonhados no Brasil são Home – History off Milddler Earth (São uma coleção de histórias da Terra-Média, que é praticamente a obra completa de Tolkien, conhecido por alguns como O Silmallirion completo).

Gente, através das obras de Tolkien nós conhecemos e aprendemos dados que ocorreram na segunda guerra mundial, dados históricos sem nem ao menos ter ideia de que isso está acontecendo.
Se você acha que conhece histórias trágicas, tipo novela mexicana, então leia Filhos de Húrin.
Se você ainda não se cansou daquelas histórias de amor, no qual se torce pelo mocinho, sofre pela mocinha, e no final morre de medo do vilão vencer, entre na Balada de Leithian (De Beren e Lúthien).
Deuses, traição, bastardos, amores improváveis, um reino escondido, uma profecia, morte, destruição, redenção e o melhor de tudo, um final de cair o queixo. De Tuor e a Queda de Gondolin é O LIVRO.

Tolkien deixou um legado com filmes, livros, contos, jogos.... É impossível falar de tudo em apenas uma singela homenagem a esse ilustre aniversariante.
Bom se você quiser que um pouquinho do universo de Tolkien entre em você como eu irei fazer, se você é fã e está se sentindo desprezado por antigos portais (pesquisei vários), e o que mais gostei foi o Tolkien Brasil.


Autora: Lindaiá Campos


Fontes: Papo de Homem, Tolkien Brasil, Google, Pensador
#vcnpdeixardeler






Nenhum comentário:

Postar um comentário